
Simplesmente dizer NÃO
Vhenus IntO primeiro passo para se AMAR é aprender a falar uma palavrinha curta, mas poderosa: NÃO.
Antes de seguirmos, quero te propor um desafio. Isso mesmo, um desafio simples: fale em voz alta a palavra NÃO ! Mais uma vez: NÃO!
Conseguiu? Então parabéns, você já deu seu primeiro passo para praticar o autorrespeito.
O peso de sempre dizer sim
Precisamos nos respeitar, olhar para dentro e nos colocarmos como prioridade. Eu sei, não é fácil. Nós, mulheres, crescemos em uma sociedade patriarcal que nos ensinou a viver para agradar: marido, filhos, religião, trabalho, cachorro e até papagaio.
Mas a verdade é dura: enquanto você viver para agradar o mundo, vai continuar se desagradando.
Resgatando a mulher que somos
Dizer NÃO é um exercício diário de resgate. É lembrar que a mulher que vive dentro de nós precisa de espaço, cuidado e liberdade para existir em sua plenitude.
Já ouviu a frase: “as pessoas só fazem com a gente o que a gente permite”? Pois é. Quando conhecemos nosso valor e virtudes, esse jogo vira. Falar NÃO deixa de ser um peso e passa a ser um ato de amor, porque na prática estamos dizendo SIM a quem realmente somos.
O poder da escolha
Nós escolhemos o que vestir, os lugares que frequentamos, as amizades que mantemos, os relacionamentos que nutrimos. E quando fazemos isso com consciência, a vida fica mais leve e prazerosa.
A responsabilidade pelo que você está vivendo hoje é sua. E sabe o que é lindo nisso? Esse poder é libertador. Quando você entende que pode escolher, o autorrespeito toma o lugar que é dele por direito: o centro da sua vida.